Dicas de como dirigir a noite!

A condução de um veículo é uma responsabilidade que requer muita atenção. Os motoristas enfrentam situações adversas quando estão ao volante, uma delas é dirigir a noite. Muitas pessoas optam por dirigir a noite por conta de um menor fluxo de carro, menos trânsito, mas precisam saber que há um risco maior pelo fato de...
Dirigir

A condução de um veículo é uma responsabilidade que requer muita atenção. Os motoristas enfrentam situações adversas quando estão ao volante, uma delas é dirigir a noite.

Muitas pessoas optam por dirigir a noite por conta de um menor fluxo de carro, menos trânsito, mas precisam saber que há um risco maior pelo fato de a noite ter muitos pontos cegos. Mas neste post vamos te dar dicas como dirigir a noite em segurança.

  • Sono:
    Em primeiro lugar, não dirigir com sono. Parece simples e óbvio, mas acontece muito e em qualquer horário do dia. Mas a noite o sono piora e se intensifica chegando um momento que o corpo não aguenta mais e começam os “apagões” e perda de reflexões e foco na via.
  • Limite de velocidade:
    Outro ponto que parece simples e óbvio, mas não é muito respeitado pelos motoristas, respeitar o limite de velocidade. Não se encaixa somente como um cuidado para o motorista e aqueles que adentram o carro, é também um cuidado para terceiros. Andar em altas velocidades, principalmente à noite, aumenta o risco de acidentes, até por conta da visibilidade limitada.
  • Distância segura:
    Manter a distância segura é uma das orientações para dirigir a noite. Quanto maior for a distância do veículo à frente, maior a chance de fazer uma manobra/frenagem segura.
  • Refeições leves:
    Antes de sair para dirigir a noite é aconselhável não fazer refeições pesadas para não causar sonolência. Por outro lado, refeições leves ajudam a evitar desconfortos e problemas digestivos.
  • Verifique as luzes do carro:
    Faróis, pisca-alerta, luz de freio, farol de milha, seta, são itens fundamentais, principalmente à noite, e precisam estar com 100% de seu funcionamento. Faça os testes de funcionamento logo cedo do dia da viagem, para caso houver necessidade de troca, ter tempo hábil para isso.

Agora que você já sabe as dicas para dirigir à noite, vamos conhecer a direção defensiva.

Direção defensiva é conduzir de maneira a evitar acidentes, apesar das ações incorretas e adversas que encontramos na via.

São práticas fundamentais para prevenção de acidentes, tais como: postura do motorista, manutenção veicular, uso correto dos retrovisores, concentração do motorista, respeito ao limite de velocidade da via, entre outras.

Dentro da direção defensiva, podemos separá-la em dois tópicos: preventiva e corretiva.

A preventiva é o que o motorista pratica ao antecipar riscos. Está presente quando o motorista dirige com atenção, avalia suas condições físicas e mentais antes de dirigir, avaliação da realidade apresentada pela via de tráfego. Já a direção corretiva, é a qual exigida pelo condutor uma ação com rapidez para corrigir uma situação de perigo na qual não pode ser antecipado. Um exemplo seria o desvio de um acidente, que tenha acabado de acontecer, pelo acostamento para evitar colisões.

Indo de contra aos termos apresentados, possuímos também a direção agressiva, que ocorre onde o condutor coloca sua vida e de outras pessoas em risco, como: não concentrado na atividade exercida, focado em paisagens ou outra atividade a não ser dirigir, entre outras.

Finalizando, vamos listar alguns pontos de práticas de direção defensiva:

  • Manutenção preventiva veicular
  • Boa postura a dirigir
  • Checagem frequente do retrovisor
  • Manter-se concentrado
  • Respeitar condições da via
  • Observar condições climáticas

Bom agora que você já sabe tudo de direção, faça uma boa viagem!

combustivel  Veja Também:

5 dicas para economizar combustível

Vida útil da bateria automotiva

Nosso Instagram

Deixe seu comentário

plugins premium WordPress

RECEBA NOVIDADES POR E-MAIL

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro das novidades

Newsletter
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
*Ao se inscrever você declara ter lido e concordado a Política de Privacidade.