Veículo monobloco e chassi tipo longarina: você conhece a diferença?

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email
Você já deve ter ouvido falar do termo veículo monobloco ou chassi, mas conhece a real diferença entre eles?
veículomonobloco e chassi tipo longaria

Veículos monobloco e longarina: entenda as principais diferenças

Você já deve ter ouvido falar do termo veículo monobloco ou chassi, mas conhece a real diferença entre eles? Basicamente os conhecidos como “chassi” tem suas partes montadas sobre o chassi do tipo longarina, utilizado principalmente para veículos de trabalho. Os monoblocos são uma coisa só, muito utilizado em automóveis de passeio.

Vamos entender melhor a seguir.

Veículos com monobloco

Os monoblocos surgiram em meados de 1920. Hoje em dia a maioria dos automóveis de passeio vendidos no território brasileiro possuem esse tipo de estrutura.

O tipo monobloco é um conjunto de peças que quando unidas formam a estrutura de um veículo, ou seja, no caso de uma picape monobloco, o assoalho, laterais, teto e caçamba são uma coisa só unidas, geralmente, através de solda. Por efeito dessa característica, deu-se o nome de monobloco.

Por ser mais leve e baixo esse modelo de estrutura proporciona mais desempenho e economia de combustível para o automóvel, entretanto, não é recomendável o transporte de cargas pesadas, pois pode danificar sua estrutura.

veículo com chassi monobloco

Imagem: Picape Monobloco (internet)

Veículo com chassi do tipo longarina

Os veículos montados sobre chassi são projetados para ter suas peças separadas da carroceria, como a maioria dos modelos de picapes de médio e grande porte e caminhões.

Nessa situação, as peças são acopladas ao chassi ficando apoiadas sobre as longarinas, travessas paralelas que ficam em toda a extensão do chassi.

A vantagem desse tipo de estrutura é a capacidade de carregamento, além de reduzir a possibilidade de trincas em sua estrutura, pois os veículos de chassi são projetados para aguentar o “tranco”. Outro diferencial do chassi é que isso proporciona maior versatilidade e menor custo de manutenção, além da facilidade de troca de componentes.

veículo com chassi tipo longarina

Imagem: chassi de longarina de picape (internet)

Tanto o tipo monobloco quanto o chassi são ótimos quando utilizados para sua real finalidade, e não se esqueça de proteger sua caçamba equipando sua picape com a Capota Marítima Flash Cover.

 

Exemplos

s10

A S10 é uma picape que possui chassi do tipo longarina. Podemos perceber que há um pequeno espaço entre caçamba e cabine.

 

endurance

A Strada é uma das picapes que possui chassi do tipo monobloco. Fácil de identificar, porque não tem divisão entre a caçamba e a cabine.

 

Referências

WebMotors

Wikipedia

Blog Iveco

 

Deixe seu comentário

RECEBA NOVIDADES POR E-MAIL

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro das novidades

Newsletter
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
*Ao se inscrever você declara ter lido e concordado a Política de Privacidade.