5 dicas para economizar combustível
Em meio a um cenário econômico catastrófico, os brasileiros vêm enfrentando mais uma alta no valor dos combustíveis.
Os números dobram, triplicam e a solução é buscar medidas para auxiliar na economia desses bens preciosos.
-
CALIBRAGEM DOS PNEUS:
Manter os pneus calibrados e em boas condições, é essencial para economia de combustível. Com os pneus murchos gera-se um maior atrito com a via, tendo uma influência direta ao rendimento do veículo.
-
DEIXAR O CARRO EM “PONTO MORTO” EM DESCIDAS:
Um hábito que algumas pessoas possuem para economizar combustível, é deixar o carro em ponto morto em descidas.
Mas ao contrário do que todos pensam, não há economia nessa prática e sim um consumo maior.
Quando o veículo se encontra em ponto morto, o sistema cut-off entende que precisa de mais combustível na aceleração e a injeção eletrônica indica ao computador do carro que há necessidade de mais combustível por estar em movimento. Sendo assim, não se gera a economia esperada.
-
ACELERAR DE FORMA GRADATIVA:
Acelerar o veículo gradativamente, trocar as marcas no momento certo, controlar a força no acelerador, são práticas que ajudam a evitar um consumo maior de combustível. “Pisar fundo” eleva a rotação do motor e exige maior quantidade de combustível.
-
AR-CONDICIONADO X JANELA ABERTA:
Quando for transitar em meios urbanos, indica-se o uso de janelas abertas. Em rodovia (acima de 70-80 km/h), a janela aberta pode influenciar na aerodinâmica do veículo, demandando uma força maior do carro utilizando mais combustível.
-
NÃO ACELERE ENQUANTO ESTIVER PARADO NO FAROL:
Outra prática comum entre os brasileiros é acelerar o carro enquanto parado no farol. Esse costume de aceleração desnecessária, contribui para um maior consumo de combustível. Para ajudar a economizar, fique atento quando o trânsito à frente vai parar e desacelere o veículo aos poucos antes de frear.
Gostou?
Já tinha ouvido falar nessas dicas?
Conta para a gente qual dessas você já usou ou vai aderir aos seus hábitos.